Projetos

PreCheckCovid

Criação de um serviço de triagem para decisão dos cidadãos usarem o SNS24, ou instituições de saúde, baseado em sintomas e contexto epidemiológico. 

Página do Projecto: https://precheckcovid.hltsys.pt/
Acesso ao webservice: https://precheckcovid.hltsys.pt/api/apidocs

Pessoa de contacto: Ricardo Correia
Fase actual: Em uso pelo chatbot da Automize e pela COVIDApp.

Simulador de poupança ou perdas económicas com diferentes cenários de teste COVID-19

Essa ferramenta permite simular diferentes taxas de teste COVID-19 (com diferentes percentagens de resultados positivos), para estimar o número de hospitalizações evitáveis (incluindo episódios de UCI) e as economias económicas subsequentes. Forneça dados atuais para o seu país nos campos das duas primeiras colunas. Nos campos da terceira coluna, forneça dados sobre o cenário que você deseja simular (sobre o número de testes COVID-19 por milhão de habitantes, a frequência de testes COVID-19 positivos e o número de dias que você deseja projetar seu resultados).

Página do Projecto: http://simtestcovid.gim.med.up.pt

Pessoa de contacto: Bernardo Sousa Pinto
Fase actual: Aceite para publicação no WHO Bulletin e simulador disponível na web.

Estudo sobre excesso de mortalidade

Análise dos dados da mortalidade em Portugal e outros países para cálculo do excesso de mortalidade por faixa etária, género e localização. O objetivo é melhorar a avaliação do impacto da COVID-19, tendo em conta que os dados oficiais – casos confirmados e mortalidade – apresentam fragilidades.

Fonte de dados: DGS

Pessoa de contacto: Jorge Félix Cardoso
Fase actual: Em submissão para publicação.

CovidMonitoring

Levando em consideração as diretrizes da OMS de que indivíduos diagnosticados e / ou suspeitos de estarem infectados com SARS-Cov2 devem permanecer monitorados em casa até que a doença seja confirmada / agravada e, consequentemente, precise de cuidados hospitalares, o presente projeto visa criar uma solução digital que permita: a) monitorar e apoiar orientação clínica adequada de indivíduos com suspeita / diagnóstico de COVID-19; b) coletar dados para uma melhor análise epidemiológica; c) testar uma solução com potencial para aplicação em outras patologias.
Candidaturas: FCT, La Caixa

Pessoa de contacto: Ricardo Correia
Entidades envolvidas: CINTESIS, HLTSYS, PLUX, Fraunhofer, Promplty, CHUSJ coordenado pelo HCP
Fase actual: Em desenvolvimento

Síntese de evidência sintomas e comorbilidades associadas a COVID-19

Recolha da evidência publicada no LitCOVID, disponibilizado através da PubMed, em artigos científicos internacionais, para identificação de sintomas e comorbilidades prevalentes em doentes com COVID-19.

Fonte de dados: PubMed

Pessoa de contacto: Matilde Monteiro Soares
Fase actual: Em submissão para publicação.

Análise de dados de monitorização com a CovidApp

Análise, dia-a-dia, dos dados da CovidApp e disponibilização de relatórios ou outros instrumentos de visualização e sumário de dados para acompanhamento e predição da evolução da COVID-19, incluindo caracterização demográfica, clínica, laboratorial e de tratamentos dos casos, e modelação para apoio à decisão com avaliação de opções e cenários que a Mosano e o MEDCIDS entendam úteis.

Fonte de dados: COVIDApp

Pessoa de contacto: Pedro Pereira Rodrigues
Fase actual: Em progresso.

Apoio a profissionais de saúde na identificação de produtos desinfetantes

Criação de uma lista curada com o objectivo de apoiar os farmacêuticos comunitários que necessitem de desinfetantes, apresentando sugestões de locais onde podem ser adquiridos.

Pessoa de contacto: Inês Vaz
Fase actual: Disponibilizado na web.

Hospitalização ou vigilância: ação precoce na orientação de pacientes com COVID-19

Análise temporal dos eventos cronológicos (data de início de sintomas, data da hospitalização, data do primeiro resultado positivo, data do primeiro resultado positivo dos casos relacionados) e impacto geográfico (local provável da infeção) na gravidade da doença (medida pela necessidade de suporte respiratório) e o resultado (sobrevivência ou morte por COVID-19 ou outras causas), ajustado para a idade, o género e condições prévias dos doentes. Os resultados do estudo têm o potencial de identificar diferentes apresentações da doença, e melhor adequar as estratégias no seu acompanhamento, nomeadamente, e desde já, as decisões de atuação ainda em fase de mitigação da pandemia, mas também, a médio prazo, num período em que a doença se mantenha endémica.

Fonte de dados: DGS

Pessoa de contacto: Pedro Pereira Rodrigues
Fase actual: Aguarda aprovação da comissão de ética para submissão à DGS

Divulgação à comunidade

Produção de conteúdos para o público em geral através da divulgação de gráficos que descrevem a evolução da pandemia COVID-19, bem como de vídeos motivadores de boas práticas de higiene e segurança.

Pessoa de contacto: João Fonseca
Fase actual: Disponibilizado na web e em redes sociais

Análise de dados no Hospital de Ovar

Apoio à análise de dados da população da região de Ovar.

Pessoa de contacto: Ricardo Correia
Fase actual: Em execução

Inquéritos epidemiológicos

Este formulário destina-se à recolha de dados epidemiológicos relativos a cada uma das pessoas a quem são realizados testes serológicos para verificação do seu estado de imunidade ao vírus que causa a COVID-19.

Pessoa de contacto: Altamiro Costa Pereira
Fase actual: Em testes

Open Data COVID-19

Dinamização de atividades e intervenções públicas com vista à disponibilização de dados de saúde no âmbito da pandemia, abertos à comunidade. Incluem-se nesta iniciativa o “Apelo Urgente – Open Data COVID-19” efectuado ao governo, tornado posteriormente em petição pública “Acesso imediato a dados de doentes suspeitos de covid-19 para investigação científica”, a carta aberta “Por uma melhor estratégia de dados da Direcção Geral de Saúde no combate à pandemia COVID-19 em Portugal”, a criação e participação em diversas bases de dados colaborativas (como por exemplo a covid19-pt-data) com informação pública disponibilizada por outras fontes nacionais e internacionais, e diversas intervenções na comunicação social.

Pessoa de contacto: Pedro Pereira Rodrigues e Ricardo Correia
Fase actual: Em curso.

Seminário de Codificação COVID-19

Seminário/webinar de codificação clínica sobre a codificação da COVID-19.

Pessoa de contacto: Fernando Lopes
Fase actual: Em curso.

COVID19+EU

Criação de uma série de dicas de ajuda relacionadas com a cibersegurança em tempo de COVID-19, para vários públicos alvo.

Página do Projecto:  https://covid19eu.pt/

Pessoa de contacto: Ana Ferreira
Fase actual: Disponibilizado na Web.

Modelo epidemiológico compartimental do COVID-19 no Norte de Portugal

Modelação baseada nas evidências disponíveis publicamente da possível distribuição epidemiológica do COVID-19 no Norte de Portugal. Acompanha a evolução dos dados publicados oficialmente pela DGS e compara com a estimativa do modelo.

Página do Projecto: RPUBS/franzbischoff

Fonte de dados: DGS entre outras

Pessoa de contacto: Francisco Bischoff 
Fase actual: Em curso.